Eu

Eu

sábado, 24 de outubro de 2015

QUE DEUS É ESTE?


Nós estamos acostumados a ouvir, e ler muitas frases de efeitos, sobre a pessoa do Nosso Deus, o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Naturalmente essas frases de feito, são ditas com o intuito de dar uma demonstração de fé em Deus, mas geralmente são frases ditas da boca para fora, as vezes ditas diante de alguma dificuldade, ou mesmo numa procura louca de se agarrar a alguma coisa que possa dar, ao que fala, ou escuta, ou ler, uma esperança de que tudo vai mudar, que aquele sofrimento ira passar, pois sempre lemos ou ouvimos alguém falar: "DEUS ESTÁ NO CONTROLE".
Os dias passam, a situação não muda, ai a saída encontrada pelos pregoeiros de frases de efeito são: "Você não tem fé em Deus". Com a continuidade da situação, vem a saída mais espetacular dos pregoeiros: "Você está passando por essa situação toda, por que você está em pecado!" Os amigos de Jó, foram por essa linha de raciocínio.
Os pregoeiros de fraseologias de efeito, sempre demonstram uma fé que não transporta montanha. A fé deles, dissolve literalmente as montanhas. Alias, Nosso Senhor não ensinou que a Fé remove montanhas, mas sim, que se tivermos um pouquinho de fé, poderíamos ordenar a monte que se fosse feito assim, e seria feito. Mas não que a fé remove montanhas.
O que realmente o Senhor Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo nos ensina, na sua palavra, sobre tudo isto?
Primeiro, aprendemos que ele é um Deus presente, e que trabalha por aqueles que esperam nEle:
Oh! se fendesses os céus, e descesses, e os montes se escoassem de diante da tua face,como o fogo abrasador de fundição, fogo que faz ferver as águas, para fazeres notório o teu nome aos teus adversários, e assim as nações tremessem da tua presença! Quando fazias coisas terríveis, que nunca esperávamos, descias, e os montes se escoavam diante da tua face. Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera.Isaías 64:1-4
O segredo, é esperar no Senhor.
Mas quantos se desesperam nos momentos de crises, nos momentos das dificuldades? Justamente por causa das fraseologias de auto-ajuda, pelas fraseologias de efeitos para demonstração de fé.
Mas lendo Isaias 43, descobrimos o que o Nosso Deus, o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo nos prometeu, e não o que os religiosos vivem prometendo:
Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.Isaías 43:1,2
O Senhor Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, promete não nos livrar das dificuldades, mas que no meio das dificuldades, ele estará presente, ele estará junto. Vemos está realidade no livro de Daniel, capitulo 3 quando o Rei Nabucodonosor lançou Sadraque, Mesaque e Abedenego, na fornalha ardente e em seu acesso de cólera mandou que lhe aquecesse sete vezes mais, o que provocou a morte dos obedientes soldados do Rei. Mas o próprio Nabucodonosor, viu que fora lançado três homens, mas havia na fornalha um quarto homem. Viu também que nenhum fio de cabelo deles havia se queimado, nem suas veste.; Simplesmente o Senhor estava cumprindo Isaias 43. 1,2, estava cumprindo o Salmo 23.4 - Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.Salmos 23:4.
A promessa sempre é? "Tu (O Senhor) Estás comigo", o Senhor Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, sempre, sempre, estará com os seus servos na hora da dificuldade.
Segundo, nós aprendemos também, que não fomos chamados para termos boa vida. Nosso Senhor Jesus Cristo, nos alertou sobre estas coisas:
No discurso do Cenáculo, em João 13, 14, 15, 16, 17, Ele alertou-nos sobre o que aconteceria conosco, por amor ao seu nome . Em João 16:
Tenho-vos dito estas coisas para que vos não escandalizeis. Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus. E isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim. Mas tenho-vos dito isto, a fim de que, quando chegar aquela hora, vos lembreis de que já vo-lo tinha dito. E eu não vos disse isto desde o princípio, porque estava convosco. E agora vou para aquele que me enviou; e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais? Antes, porque isto vos tenho dito, o vosso coração se encheu de tristeza. Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim; Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado. Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. Um pouco, e não me vereis; e outra vez um pouco, e ver-me-eis; porquanto vou para o Pai. Então alguns dos seus discípulos disseram uns aos outros: Que é isto que nos diz? Um pouco, e não me vereis; e outra vez um pouco, e ver-me-eis; e: Porquanto vou para o Pai? Diziam, pois: Que quer dizer isto: Um pouco? Não sabemos o que diz. Conheceu, pois, Jesus que o queriam interrogar, e disse-lhes: Indagais entre vós acerca disto que disse: Um pouco, e não me vereis, e outra vez um pouco, e ver-me-eis? Na verdade, na verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria. A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza, porque é chegada a sua hora; mas, depois de ter dado à luz a criança, já não se lembra da aflição, pelo prazer de haver nascido um homem no mundo. Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará. E naquele dia nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar. Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra. Disse-vos isto por parábolas; chega, porém, a hora em que não vos falarei mais por parábolas, mas abertamente vos falarei acerca do Pai. Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que eu rogarei por vós ao Pai; Pois o mesmo Pai vos ama, visto como vós me amastes, e crestes que saí de Deus. Saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai. Disseram-lhe os seus discípulos: Eis que agora falas abertamente, e não dizes parábola alguma. Agora conhecemos que sabes tudo, e não precisas de que alguém te interrogue. Por isso cremos que saíste de Deus.
Respondeu-lhes Jesus: Credes agora? Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo. Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:1-33
Nosso Senhor nos mostra algumas verdades, das quais eu destaco duas. A primeira: Muitos de nós seremos, ou somos expulsos das sinagogas (igrejas). Isto acontece, é só você discordar de alguma coisa, ou não seguir a cartilha da religiosidade, para você ser imediatamente colocado de lado. Quantos nos expulsam, ou nos matam nas suas vidas, por estão fazendo um serviço para "deus". A segunda é que nosso Senhor nos diz que o mundo sempre será hostil para conosco: "No mundo tereis aflições". Mas ele nos conforta dizendo: "Tende bom animo, Eu venci o mundo"
Nosso Senhor nos prometeu em Mateus 28. 20, que Ele, Ele mesmo estaria conosco todos os dias. Não por um período de dias, mas por todos os dias, até a consumação dos séculos.
A promessa do Senhor sempre foi, e sempre é está conosco, mesmo nos momentos mais difíceis de nossas vidas.
Que Deus é este gente?
Que Ele nos ajude
Eduardo Ferreira da Silva - teólogo, mestre, militar reformado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário