Eu

Eu

domingo, 16 de agosto de 2015

OS PORCOS E AS PÉROLAS


"Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem". Mateus 7. 6
Essa fala de Jesus parece desconexa. Essa seção de capítulos trata do sermão do monte, entre outras coisas Jesus ensina a não resitir ao perverso e a amar o inimigo e bendizer os que te maldizem. Nesse capitulo em particular Ele esta focalizando o julgamento e a hiprocrisia. E, logo deixa esse ensinamento.
Quem são os cães e os porcos?
Apesar dos cachorros serem muito fofos, na biblia "cães" é um termo pejorativo de alguém sem merecimento, sem valor, que na mente de Jesus não tem nada haver com o que pensamos ser valor nos dias de hoje. Observe que Ele está falando da hipocrisia, de pessoas que julgam outras e são mais "pecadoras" do que àquelas que julgam, esses são os cães, os hipócritas que julgam os outros e se sentem superiores, a eles não deve ser dado as "coisas santas". Para os cães a Grça, a Misericórdia, a Cruz, o Perdão, a Restauração não serão dadas. Pesado né? Mas, é assim...se não se arrependerem de sua hipocrisia nunca receberão as "coisas santas de Deus". Bom pensar na nossa vida.
O porco era um animal proibido e imundo. Judeus não podiam comer carne de porco. Quando o filho pródigo se emprega como cuidador de porcos é o seu fim de fim de poço, a mais degradante posição.
E por mais que já se tenha feito filme de porquinho rosinha, e porcos hoje sejam até light, a imagem sempre nos remete aquele bicho encharfundado na lama, comendo lavagem.
Uma pessoa pode ser um porco. A sua alma pode estar afundada na lama e seu coração alimentado em lavagem de porco. Por fora ela pode ter aparencia de piedade, retidão, decencia e por dentro não passar de um grande porco.
Sobre esses Jesus alerta: não lhes dês a suas pérolas, porque eles se voltarão e pisaram suas pérolas e a destruirão.
Vamos pensar um pouco. Jesus manda amar o inimigo, bendizer quem nos maldiz e não resistir ao perverso. Mas, nos alerta não dar a riqueza do nosso coração, da nossa alma, do nosso afeto, para aquele que afundado em lama interior, acostumado a comer lavagem de porco pela vida pérolas não tem valor.
Muitas vezes nos mobilizamos afetivamente por pessoas que por nunca conhecerem a riqueza de afeto, quando o recebem o rejeitam e o destroem. Jesus diz para não insistir, mas, pelo contrário não oferecer, não dar as nossas perólas interiores a essas pessoas. Elas certamente as destruirão e certamente nos destruirão pelo desgosto, a agressão, a tristeza e nos farão sofrer.
É o equilibrio. Amar o inimigo, não resistir ao perverso, não ficar no mesmo diapasão de rancor e ressentimento, mas, perdoar para alcançar a liberdade do inferno existencial.
Mas, não se doar para aquele que não sabe reconhecer o valor da riqueza do seu afeto, amizade, amor, cuidado, a riqueza da sua própria alma, com as contradições que ela carrega.
É um alerta: existem pessoas que não vale sua riqueza e não as ofereça!
Cedo ou tarde elas destruirão o que você ofereceu e lhe causarão dor.
Esses são os relacionamentos sem futuro: os abusivos, violentos, angustiantes, eivados de controle, perpassados por mentiras, vampirizadores (daqueles que só recebem e não dão nada em troca), falsos, manipuladores. Podem ser amorosos ou de amizade, podem ser relacionamento de trabalho ou em outros espaços.
Mas, mesmo mantendo a premissa do Amor ao próximo, Jesus alerta: não lhes dê a riqueza interior de sua alma.
Cuide do seu coração. Seja simples como as pombas e prudente como as serpentes. Se acautele para quem você abre seu mundo e sua alma. Ele pode destrui-la.
Se você encontrou um porco não entregue suas pérolas a ele. Se já entregou, recolha-as. Se eles as pisou, paciencia, nada mais podera ser feito. Você está machucado com certeza, mas, pode ser restaurado pelo Senhor que tudo pode.
Dê as costas aos porcos, deixe-os em sua propria lama e comendo a sua lavagem, não olhe para trás.
E deixe o Senhor te restaurar, acrescentar novas pérolas à sua alma. Você sabe como elas se formam não é?
Quando um grão de areia penetra na ostra e a fere, ela secreta um néctar para se proteger da ferida e assim ao longo do tempo, a ferida dá lugar a uma rica e maravilhosa pérola.
Está ferido? Deixe o Espirito Santo derramar seu balsamo em seu interior e assim formar pérolas, novas pérolas, lindas pérolas e as dê com alegria a quem possa e tem a capacidade de apreciar.
Boa noite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário